sábado, 1 de novembro de 2014

NA VERDADE NIGUÉM SABE O QUE O POVO QUER. IMAGINEM TOCAR FOGO NO RESTO DE FLORESTA QUE AINDA EXISTE NO MUNICIPIO DE CHAPADINHA. SABENDO-SE QUE COM ESSA AÇÃO CRIMINOSA DIFICULTA CHUVAS PARA O NOSSO MUNICIPIO

Chapadinha "pegando fogo":Queimadas fazem aumentar sensação de calor na cidade

 

 

Por William Fernandes – sexta, 31 de outubro de 2014
Como se não bastasse o calor natural dessa época do ano em nossa região, a sensação de quentura fica ainda maior, com as queimadas que se sucedem por todos os lados, nos arredores de Chapadinha.
De uns dias para cá, é possível observarmos diversos pontos de queimadas. Há poucos dias houve um incêndio nas proximidades da reserva de Itamacaoca, de onde sai a água que abastece a maior parte da população.
Hoje, por volta de 30, teve início uma queimada pro lado Oeste da cidade. Do Centro, ou de qualquer ponto, era possível observar uma grande cortina de fumaça escura, que rapidamente esmaeceu parte dos céus.
Nos próximos dias será ainda mais comum observarmos inúmeros sinais das queimadas na zona rural do município.


Queimadas
  
As queimadas são incêndios propositais, provocados pelo homem, para eliminar a vegetação de um terreno para a utilização em agricultura ou pasto. As queimadas prejudicam o solo e destroem os hábitats dos animais. As queimadas agrícolas não são sinônimos de incêndios florestais. Incêndio florestal é o fogo fora de controle, em lugar e local indesejado, pelo qual ninguém se responsabiliza. Incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares, por exemplo.
Queimada agrícola é o fogo controlado, que tem hora e local escolhido pelo agricultor que tem como objetivo controlar pragas, renovar pastagens, preparar áreas para colheitas e plantio. É uma antiga e corriqueira prática agropastoril ou florestal por tratar-se de uma alternativa geralmente eficiente, rápida e de custo relativamente baixo quando comparada a outras técnicas que podem ser utilizadas para o mesmo fim. Normalmente é utilizada de forma controlada pelos que ainda têm esse costume, sob condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado à área que será utilizada para a agricultura ou pecuária. Quando a queimada é realizada de uma forma inadequada, pode dar origem a um incêndio na área rural ou um incêndio florestal.
Outro conceito importante é o de foco de calor. Consiste em qualquer temperatura registrada acima de 47ºC. Um foco de calor não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio.
Os mitos
Muitos ainda acreditam que a queimada é indispensável. Normalmente, usa-se o fogo na formação de novas áreas para agricultura ou pastagem. Quando a formação é feita de forma correta, o uso do fogo torna-se desnecessário. Hoje, com as tecnologias existentes é possível chegar a 3,5 unidade animal por hectare (ua/h). Há 20 anos, a taxa era de apenas 0,5 ua/ha. A prática da queimada ainda persiste devido à deficiência educacional para grande parte dos produtores e trabalhadores rurais.
Ainda é normal os produtores e trabalhadores rurais usarem a queimada no manejo das pastagens com a finalidade de controlar as plantas invasoras, para eliminar o capim velho e controlar a incidência de pragas e doenças. No entanto, esta prática não é eficaz e a falta de informação cria mitos que prejudicam o produtor e o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário