População prestigia atividades religiosas, apesar da cheia no Centro.
São esperadas 75 mil pessoas na procissão desta tarde de quinta (7).
Mesmo com interdição de principais vias do Centro de Manaus Igreja Matriz recebe grande número de fiéis. (Foto: Adneison Severiano G1/AM)A estimativa da Arquidiocese de Manaus é que um público de cerca de 60 mil pessoas participe da programação de Corpus Christi. “Os números são expressivos e ao mesmo tempo simboliza a adesão do nosso povo. Se chegar a 40 mil ou a 80 mil pessoas, o mistério da eucaristia continuará sendo força para todos. Claro que quanto maior pessoas participando, maior a visibilidade e a expressão de nossa fé, revelou o bispo auxiliar de Manaus, dom Mário Antônio.
saiba mais
Segundo o bispo, a participação da população nas atividades religiosas é satisfatória e consciente. “Nós já tivemos duas celebrações da eucaristia, sendo uma às 7h30 e a outra às 10h. Teremos outra já programada na parte da tarde às 15h. Nossos fiéis tem sempre participado e demonstrado essa comunhão com Cristo, espírito de igreja e fraternidade”, ressaltou dom Mário.O bispo auxiliar destacou que as mudanças no trajeto da Procissão de Corpus Christi não afetarão o engajamento e participação da população na festa cristã. “A procissão continua com seu igual valor, eu acredito que as mudanças afetam a chegada à Igreja Matriz que vem de carro. Já a celebração não foi afetada, apenas a estrutura da procissão que teve redução do trajeto. Porém, não será prejuízo nas atividades programadas para o dia de hoje”, enfatizou dom Mário.
Dom Mário acrescenta ainda que Festa de Corpus Christi não é apenas um ‘devocionismo’. “Nós temos todo um carinho e zelo pelos valores e mistérios da nossa igreja. E a eucaristia é um mistério da fé, Jesus que se fez presente no pão e no vinho para nos alimentar, encorajar, purificar e nos fazer melhor servidores do seu reino”, concluiu.
A aposentada Izaura Coutinho, 74 anos, integra o grupo de fiéis que manteve a tradição de renovar as preces no dia de Corpus Christi. “Desde a infância venho acompanhar as celebrações, mas agora por problemas de saúde não posso seguir a procissão. Creio em Deus e me sinto feliz em participar”, revelou.
Devota durante oração no dia de Corpus Christi. (Foto: Adneison Severiano G1/AM)15h Vigília Eucarística;
16h30 Procissão com presença de Dom Luiz Soares Vieira e arcebispos de Manaus;
Trajeto - Saída na Catedral, atravessando a avenida 7 de Setembro, passando pelas ruas Joaquim Sarmento, José Clemente e até chegar ao palco montado na avenida Eduardo Ribeiro, onde acontecerá a Missa Campal às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário