sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Raimundo Monteiro é reeleito presidente do Partido dos Trabalhadores do Maranhão

Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores do Maranhão terminou. O candidato Raimundo Monteiro foi o mais votado, atingindo a marca de 50,3%, o que decretou a sua reeleição ainda no primeiro turno. Com o resultado final da apuração, fica praticamente certo que a aliança entre PT e o PMDB será mantida para a eleição de governo em 2014.

Durante toda a apuração, houve um clima de tensão, por conta da possibilidade da disputa ir para o segundo turno, uma vez que os números de Monteiro oscilaram muito na fase final da contagem de votos.

Em segundo lugar ficou Henrique Souza, chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos da Caixa (PT), o qual foi seguido por Augusto Lobato da resistência petista.

Com 100% das urnas apuradas, Monteiro teve a melhor votação com 6.098 votos. Henrique Souza, com 2.695 votos saiu do resultado final afirmando que vai entrar com um pedido de impugnação de algumas urnas, o que poderia levar a disputa para o segundo turno. O representante da “Resistência Petista”, Augusto Lobato,
 
teve 1.973 votos. Em 166 municípios ocorreram votações. 
Os candidatos Eri Castro tiveram 193 votos, Mundico Teixeira 516 e Rodrigo Comerciário 649, que completaram os números finais da disputa interna do PT
Em um processo de apuração muito lento, a votação que terminou 17h de domingo (10) teve a apuração encerrada mais de 24 horas depois do fechamento das urnas. Segundo a coordenação eleitoral, a demora na apuração ocorreu porque cada município fazia sua apuração e em seguida enviava os dados à capital.

O atual presidente do PT, Raimundo Monteiro, comemorou muito a vitória ainda no primeiro turno. “Estou feliz com a confiança que os companheiros depositaram em mim para essa reeleição, isso é umaprova da confiança dos nossos filiados em nosso trabalho”, enalteceu.

Questionado se existe um racha interno no PT, Monteiro disse que todos são petistas e que seu mandato visa dialogar com todos.

Já Henrique Souza ainda acredita que pode reverter votação em alguns municípios que estarão sob júdice. São 43 municípios contestados. “Eu tenho confiança que as regras devem ser respeitadas. Os 43 foram deixados em cima da hora para entrarem na disputa por determinação da direção nacional do PT. Ele estão sob suspeição e não deverão ser apurados”, declarou.

A eleição do PT no Maranhão registrou problemas em três municípios. O primeiro foi no município da Raposa, onde a votação só começou às 12h e o grupo de Henrique pede a anulação já que a votação deveria começar às 9h. No município, os apoiadores de Henrique Souza são maioria.

Em Matões do Norte não houve votação. Na cidade o fiscal eleitoral esperou até 12h e como nenhum votante apareceu, ele foi embora. Em Palmerândia, ocorreu o mesmo problema da Raposa, o horário de início da votação foi superior ao determinado no regulamento.

Para presidente do diretório municipal de São Luís a eleição foi para o segundo turno. O candidato de Monteiro, Fernando Magalhães foi o mais votado. Ele disputará com o candidato de Rodrigo Comerciário, Joab Jeremias.

Resultado final da eleição do PT – Maranhão 

Presidente Estadual
1º - Monteiro: 6.098 votos - 50,3%
2º - Henrique: 2.695 votos - 22,2%
3º - Augusto Lobato: 1.973 votos - 16,2%
4º - Rodrigo Comerciário: 649 votos - 5,3%
5º - Mundico Teixeira: 516 votos - 4,2%
6º - Eri Castro: 193 votos - 1,5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário