sábado, 4 de junho de 2016

A VERDADE SOBRE O FIM TRÁGICO DA TV DIFUSOURA , E A PERSEGUIÇÃO DE SARNEY À MÁGNO BACELAR EX-PROPRIETÁRIO DA TV DIFUSOURA

TV Mirante São Luís

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Mirante São Luís
Televisão Mirante Ltda.
TV Mirante São Luís
São LuísMaranhão
Brasil
TipoEmpresa privada
Canais
10 VHF analógico
29 UHF e 10.1 virtual digital
Outros canais19 (TVN)
10 (Oi TV)
10 e 518 HD (NET)
ver mais
SedeBandeira de São Luís.svg São LuísMA
Avenida Ana Jansen, 200, São Francisco
MAPA
SloganVocê é a nossa matéria
RedeRede Mirante (Globo)
Rede(s) anterior(es)SBT (1987-1991)
FundadorFernando Sarney
Pertence aSistema Mirante de Comunicação
ProprietárioPaulo Guimarães
PresidentePaulo Guimarães
Fundação15 de março de 1987 (29 anos)
CNPJ07.306.616/0001-34
PrefixoZYA 656
Emissoras irmãsRádio Mirante
Mirante FM
CoberturaParte das regiões NorteOeste eLeste do Maranhão
Coord. do transmissor2° 30' 21.3" S 44° 18' 17.2" O
Potência10 kW
Página oficialredeglobo.globo.com/ma/tvmirante
TV Mirante São Luís é uma emissora de televisão brasileira sediada emSão Luís, capital do estado do Maranhão. Opera nos canais 10 VHF e 29UHF digital, e é afiliada à Rede Globo. É uma das emissoras próprias daRede Mirante e a cabeça-de-rede que transmite seus programas para todo o Maranhão.
A TV Mirante São Luís segue normalmente a programação da Rede Globo gerada diretamente das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Fuso. Durante os finais de semana, a programação é transmitida em tempo real, devido ao fato dos programas desses dias terem em sua maioria classificação DJCTQ - L.svgou DJCTQ - 10.svg.

História[editar | editar código-fonte]

Concessões[editar | editar código-fonte]


Unidade móvel de jornalismo
Em 12 de agosto de 1983José SarneyFernando Sarney e Roseana Sarney se associam como sócios para a futura emissora de TV em São Luís, já que dois anos antes, foi criada a Mirante FM.
A primeira portaria que José Sarney assinou quando se tornou Presidente da República, em 15 de março de 1985, foi a concessão de quatro canais de TVs noMaranhão, cedendo os direitos à futura TV Mirante nas três cidades maranhenses: São Luís, Santa Inês e Timon.
Posteriormente foi criado o Sistema Mirante de Comunicação, através de 3 canais, definidas como afiliadas ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT): TV Mirante (São Luís e Santa Inês) e TV Timon (Timon). A Família Sarney era também proprietária da TV Imperatriz, nome da emissora com o mesmo nome da cidade, que era afiliada à Rede Globo e exibia para maior parte do Maranhão.

Interferência de Sarney na TV Difusora[editar | editar código-fonte]

Porém, Sarney não queria a eleição do deputado federal Magno Bacelar para o Senado, pois tinha interesse de tirar a afiliada da Rede Globo, a TV Difusora, das mãos da família Bacelar, criadora da primeira emissora do Maranhão em 1963, afiliada da Globo desde 1968. Para isso, já tendo em vista afiliar-se à Globo, grupos políticos aliados à família Sarney, articularam modos de dificultar a vida financeira dos detentores da TV Difusora, obrigando a vendê-la a aliados fiéis de Sarney, que aceitariam a troca de afiliação facilmente.
Mais tarde, Sarney lançou o candidato Américo de Sousa em todos os municípios que votaram em Magno Bacelar em 1982 e orientou os prefeitos mais ligados ao Sarney para fazerem campanha e votarem nos senadores Alexandre Costa eEdison Lobão.
Sarney conseguiu eleger os aliados e Magno foi derrotado na eleição de 1986. Apesar da liderança da Difusora com Globo, Magno Bacelar ficou sem mandato e a situação do Sistema Difusora entrou em crise em 1987 quando os jornais maranhenses deixaram de circular. Magno Bacelar foi obrigado a vender a emissora e todo o sistema em 1988 para o empresário William Nagem, ligado ao governador do estado Epitácio Cafeteira.

Sistema Brasileiro de Televisão (1987-1991)[editar | editar código-fonte]

A TV Mirante inicia as transmissões em 15 de março de 1987 (coincidindo os 2 anos do Governo Sarney na Presidência da República e a posse dos governadores de todo o Brasil), como afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). As primeiras imagens da emissora foram as transmissões ao vivo no momento da inauguração da emissora por seus técnicos e o arcebispo de São Luís benzeu os equipamentos da emissora, que eram modernos na época, comprados e trazidos do Japão.
Com a entrada da emissora do ar, foi criado o primeiro programa local: o telejornal noturno Mirante Notícias. Pouco tempo depois, foram criados programas diurnos: Idéia NovaStudio 10 e o programa de esportes Camisa 10. Em 1990, o Studio 10 é substituído pelo Maranhão TV.

Rede Globo (desde 1991)[editar | editar código-fonte]

1991 à 1999[editar | editar código-fonte]

Em 1º de fevereiro de 1991, a emissora deixa o SBT e passa a ser afiliada à Rede Globo. Com isso os programas locais foram extintos (com exceção do MATV, que foi para a TV Difusora) e passam ter o padrão da rede: Jornal da Manhã(equivalente ao Bom Dia Praça) e Jornal do Maranhão (equivalente ao Praça TV).
TV Imperatriz que estava com a Globo, muda de nome para TV Mirante Imperatriz. Já a TV Timon, que foi criada para visar o mercado do vizinho estado do Piauí, não migrou de afiliação para a Globo. Hoje, a TV Timon já mudou de nome, para TV Meio Norte, foi afiliada do SBT e da Band, e mantém programação totalmente local, mantendo a sociedade entre as famílias Sarney e Guimarães, que existe desde a criação da TV Timon. Essa mesma sociedade é a da TV Mirante Cocais.
Em 1992, entra no ar o Meio-Dia, programa de entrevistas com celebridades culturais, políticas, sociais e econômicas.
Em 1993, é a vez do Ação EnCena, programa de cultura, variedades e comportamento, que aborda o mundo jovem de São Luís, que entrava no ar todos os sábados. Ficou no ar até 1996.
Em 7 de outubro de 1996, no horário onde nacionalmente era exibido Os Trapalhões (12h-12h25), estreava o Revista 10, uma revista eletrônica de assuntos variados, com apresentação de Valéria Pedrosa. Manteve no ar até 12 de novembro de 2001.
Em 1999, a programação de sábado é enriquecida com os programas Repórter Mirante e Estação Cultura, por volta das 14h e 15h. Aos domingos passava a ser exibido o Mirante Comunidade, às 7h.

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

Em 13 de novembro de 2001, coincidindo com o dia da transmissão do jogo de futebol entre Brasil e Venezuela, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo em São Luís (o Brasil venceu por 3 a 0, classificando-se para Copa do Mundo de 2002, onde posteriormente ganhou o pentacampeonato mundial), os programas locais são reformulados e substituídos, com exceção apenas do Repórter Mirante e Mirante Comunidade.
Com a mudança, estreiam os telejornais Bom Dia Mirante, em substituição ao Jornal da Manhã, e o JMTV, em substituição ao Jornal do Maranhão, ambos buscando uma padronização dos telejornais locais da Rede Globo. Também é criado o esportivo Esporte 10, aos sábados, em substituição ao Camisa 10.
Em 2005, o Mirante Comunidade é substituído pelo Mirante Rural, versão local do Globo Rural, e que já era exibido desde os anos 90 pela TV Mirante Imperatriz.
Em 2006, o JMTV 1ª edição passa a ser apresentado por Júnior Albuquerque, até então apresentador do JMTV 2ª ediçãopela TV Mirante Cocais, passando a fazer dupla com Ana Guimarães.
Em 17 de fevereiro de 2008, a emissora passa a veicular de segunda à sexta nos intervalos do Mais Você, o boletim informativo Mirante Notícia,[1] apresentado por Júnior Albuquerque.
Entre 1º de novembro a 15 de dezembro, operários contratados pela emissora constroem a nova torre da emissora, chegando a 110 metros de altura, 30 metros mais alta do que a antiga torre usada para transmitir o sinal do canal 10, para servir as transmissões da TV digital da emissora. Para receber os novos equipamentos, a TV Mirante passou por uma ampla reforma em sua sede, com a construção de uma nova redação para a Central de Jornalismo da emissora.
Em 30 de novembro, a emissora anuncia a renovação antecipada por mais de 5 anos como afiliada à Rede Globo (até 2014).[2]
Na tarde do dia 30 de setembro de 2009, técnicos instalam o transmissor para a futura transmissão digital na torre construída em 2008.[3]
Na madrugada do dia 9 de dezembro, a emissora colocou no ar em caráter experimental o sinal digital, através do canal 29 UHF. Segundo o diretor de Jornalismo da Emissora, Rômulo Barbosa, o início da transmissão do sinal digital da emissora é fruto de investimento: "Depois de muito investimento, a gente ainda está terminando o prédio, já ergueu a torre, temos técnicos que vieram diretamente do Japão para dar início a essa operação da TV digital. Então, experimentalmente, os telespectadores já podem sintonizar o canal 29.".[4] [5]
Em 21 de dezembro, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, chega à São Luís e assina os termos de consignação dos canais digitais para as emissoras na cidade de São Luís.[6] Outras duas emissoras da cidade assinam contrato com oMinicom para receber os canais digitais além da TV Mirante: as TVs Difusora (afiliada do SBT) e a Brasil Maranhão(emissora própria da TV Brasil).

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

Em 29 de abril de 2010, um raio atingiu por volta das 6h30, as instalações da emissora: Equipamentos foram danificados e a transmissão dos programas locais da emissora foi prejudicada. A transmissão experimental em alta definição da emissora também foi prejudicada. Uma peça que fazia parte do sistema em HDTV foi danificada e desarmou tanto o sistema titular, como o reserva. Além da TV Mirante, a Rádio Mirante AM também foi prejudicada, tendo que cancelar às pressas a transmissão da rodada dupla da Copa União de quinta-feira. Além disso, a emissora enfrentou problemas com suas linhas telefônicas.
Horas depois, os executivos de Comunicação da Suzano Papel e Celulose fizeram no final da manhã a visita de cortesia nas novas instalações da TV Mirante. Cristiane Malfatti, Flausino Xavier, Guilherme Hirato e Waldomiro Carvas (responsável pela comunicação externa da empresa) conheceram a nova redação da Central de Jornalismo da emissora e as novas ilhas de edição digital, acompanhados pelo diretor de Jornalismo da TV Mirante, rádio Mirante AM e portal Imirante, Rômulo Barbosa, e do repórter Sidney Pereira. Na oportunidade, os executivos assistiram trecho da edição do programa Repórter Mirante em alta definição, pela TV Mirante Digital, que opera em caráter experimental no Canal 10.1.[7]
Em 1º de maio, o departamento de engenharia do Sistema Mirante trabalhou para solucionar problema e restabelecer o sinal digital da emissora.
Em 3 de maio,[8] depois do adiamento da estréia do canal digital da emissora, prevista a acontecer no dia do aniversário de 23 anos da emissora em 15 de março,[9] exatamente às 18h55, na hora do JMTV 2ª Edição, foi inaugurada ofialmente o Canal 29 Digital da emissora, com top de 5 segundos, em seguida nova logomarca da emissora, por fim os oferecimentos e o início do telejornal.[8] Estavam no lançamento, o diretor-geral da TV Globo, Octavio Florisbal, a presidente do Sistema Mirante de Comunicação, Teresa Sarney e colaboradores do Sistema Mirante, a diretora da Central Globo de Afiliadas,Cláudia Quaresma, diretor de Relacionamento com Afiliadas, Alex MagalhãesMarco Antônio Rodrigues, gerente de Jornalismo de Afiliadas, Liliana Nakonechnj, diretora de Telecomunicações da Central Globo de Engenharia, Milise Valeri, gerente regional da Central Globo de Afiliadas, José Petroski, gerente da Central Globo de Marketing, e Arthur Vilella, gerente de Engenharia das Afiliadas e Expansão.[8] O lançamento teve destaque pelo Jornal Nacional da Rede Globo.[10]Menos de uma hora antes do lançamento, o Imirante lançou o site da TV Mirante Digital[11] para os telespectadores que estão no raio do Canal 29 a tirar suas principais dúvidas e ter explicações sobre essa nova tecnologia que chega oficialmente ao Maranhão.[12] O site é imirante.globo.com/tvdigital (que sai do ar em 2011).
Em 28 de junho, o Bom Dia Mirante e o JMTV deixam o antigo estúdio e passam a ser apresentados na redação da emissora, adotando o formato newsroom. No mês seguinte, a segunda edição do JMTV passa a ser apresentada por Amanda Couto, em substituição a Sirlan Sousa, que deixou a emissora para se candidatar à deputada estadual.
Em 22 de julho, em sorteio para qual emissora de TV gerar a propaganda eleitoral gratuita de 2010, definida para iniciar no dia 17 de agosto, pela primeira vez depois de nove eleições consecutivas, a emissora de propriedade da família Sarney, não será mais a geradora. Através do twitter na noite do mesmo dia, o diretor de Jornalismo da TV Mirante, Rômulo Barbosa, declarou: “Desde o início da década de 90, a TV Mirante é escolhida para gerar a propaganda eleitoral. Agora, quero ver quem vão culpar. É certo que a ‘exclusão’ foi por sorteio (coisa rara). O certo é que estamos livres do peso da responsabilidade e, mais que isso, da hipocrisia dos “atores” da eleição”. As declarações é por conta das críticas à políticos da oposição à Família Sarney que é frequentemente acusada de usar meios de comunicações em época eleitoral.[13] [14]
Em 15 de março de 2012, a emissora inaugura o G1 Maranhão, através do portal G1.
Em outubro de 2014, surgem boatos pela imprensa de que todos os veículos de comunicação do Sistema Mirante de Comunicação passam a ser de propriedade do empresário piauiense Paulo Guimarães, sócio de Fernando Sarney e proprietário do Sistema de Comunicação Integrado Meio Norte.[15] As empresas no entanto nunca confirmaram ou desmentiram as afirmações publicadas pela imprensa.
No mesmo mês, em 24 de outubro, a âncora do JMTV 2ª edição, Amanda Couto, deixa a apresentação do telejornal após ser contratada pela TV A Crítica de ManausAM, sendo substituída pelo repórter Giovanni Spinucci, que foi promovido à âncora.
Em 25 de abril de 2015, com a reformulação da grade da Rede Globo aos sábados, a TV Mirante move o Repórter Mirantepara às 8h30 da manhã, e extingue após 14 anos de exibição o Esporte 10, que agora passava a ser apenas um quadro do JMTV 1ª edição aos sábados.

Programas[editar | editar código-fonte]

Além de retransmitir a grade nacional da Rede Globo, a TV Mirante produz os seguintes programas:
  • Bom Dia MiranteTelejornal, com Janaína Bordalo e Soares Júnior. De segunda a sexta, das 6h00 às 7h30;
  • JMTV 1ª edição: Telejornal, com Júnior Albuquerque e Ana Guimarães. De segunda a sábado, das 12h00 às 12h50;
  • Globo Esporte MAJornalístico esportivo, com Marco Aurélio. De segunda a sábado, às 12h50, no bloco local doGlobo Esporte;
  • JMTV 2ª edição: Telejornal, com Giovanni Spinucci. De segunda a sábado, das 19h15 às 19h30;
  • Repórter Mirante: Jornalístico, com Camila Marques. Sábados, das 8h30 às 9h00;
  • Mirante Rural: Programa jornalístico sobre agronegócio, com Jéssica Melo. Domingos, das 7h00 às 7h30;
  • Mirante Notícia: Boletim informativo. De segunda a sexta, durante a programação.

Transmissões esportivas[editar | editar código-fonte]

Equipe de transmissão
  • Laércio Costa, narração;
  • Roberto Fernandes, comentários;
  • Werton Araújo, reportagens de campo.

Equipe[editar | editar código-fonte]

Membros atuais[editar | editar código-fonte]

Jornalistas e apresentadores
  • Ana Guimarães
  • Camila Marques
  • Giovanni Spinucci
  • Heloísa Batalha
  • Janaína Bordalo
  • Jéssica Melo
  • Júnior Albuquerque
  • Marco Aurélio
  • Soares Júnior
  • Tayse Feques
  • Waldélia Reis
Repórteres
  • Ádria Rodrigues
  • Alex Barbosa
  • Camila Aranha
  • Dalva Rêgo
  • Douglas Pinto
  • Élbio Carvalho
  • Ingrid Assis
  • Marcial Lima
  • Mieko Wada
  • Patrícia Godinho
  • Regina Souza
  • Sidney Pereira
  • Werton Araújo

Membros antigos[editar | editar código-fonte]

† - Falecido quando membro

Sinal[editar | editar código-fonte]

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário