sexta-feira, 24 de junho de 2011

Não precisa falar mais nada esta administração está no fim Belezinha, ou Isamara que se preparem para governar Chapadinha

UM GATO EMPENHADO EM CAÇAR DOIS RATOS ESTARÁ ARRISCADO A NÃO CAPTURAR NENHUM DELES.


A prefeita Danúbia Carneiro não surpreende pela falta de habilidade política. Sim, foi isso mesmo que escrevi. O senso comum repisa que falta à chefe do executivo municipal jogo de cintura. E é verdade.
Ela também consegue encrencar-se simultaneamente com o movimento sindical e a sua base de sustentação, que dá vazão sistemática à dúvida sobre se a prefeita Danúbia quer ou não um segundo mandato. E talvez ela esteja mesmo em dúvida.
Aliás, a versão mais difundida vem com viés de não, de que a prefeita deseja cumprir bem os quatro anos e ponto final.
Afinal, o cargo nem estava no horizonte antes de a então secretária de ações sociais receber a unção do seu padrinho político.
Esse projetar da falta de ambição impede que Danúbia transforme precocemente em alvo político. No cenário como posto hoje, nenhum dos postulantes a sua cadeira tem interesse real em atacá-la.
A política é algo complicada, mas as leis que a regem são belas na simplicidade. Mais que as análises e projeções, importam as percepções.
A preocupação primeira e última dos políticos é com o poder. Procuram fazer crer ao público que se ocupam principalmente com o que farão nele. Mas ninguém deve levar a sério.
As forças políticas são sistemas planetários que orbitam em torno dos sóis, os candidatos a candidato. Eles são a referência última. Nenhum exército se move à toa.
Nesta linha de “não sei se é bem isso que eu quero” Danúbia por enquanto vem enquadrando o foco potencialmente mais problemático, o antecessor. Ela não está obrigada a fazer sempre o que ele deseja, mas ele não tem por que confrontá-la.
Na “oposição” é a mesma coisa.
Não há por enquanto motivo para os “opositores” abrirem fogo contra quem, afinal, pode nem disputar a reeleição.
Um gato empenhado em caçar dos ratos estará seriamente arriscado a não capturar nenhum deles. Na dúvida atual sobre quem será candidato a prefeito pela situação em 2012 ganham os dois, Danúbia e o padrinho Magno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário