terça-feira, 7 de outubro de 2014

IMAGINO A ALEGRIA DO EX-DEPUTADO ANTÔNIO PONTES DE AGUIAR EM VER SEU ÚNICO FILHO SENTAR-SE NA MESMA CADEIRA QUE FOI OCUPADA POR ELE QUANDO ERA DEPUTADO ESTADUAL

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados". O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Sei que foi difícil a trajetória política deste homem chamado Pontes de Aguiar. Pois na época dele político, existia uma oposição que não era fácil. Cobrava ao pé da letra, as promessas políticas feitas em palcos de campanhas. E este fenômeno político, era de uma cultura tão mínima, que se fôssemos comparar nos dias de hoje, ele era analfabeto. Mais tinha uma alta cultura no que se dizia boa vontade, benevolência, honestidade, o que hoje é citado como ficha limpa, Tive a honra de ter acompanhado toda sua vida pública de vereador à deputado estadual, vi o quanto ele se preocupava com Chapadinha, a prova está aí o HAPA o gigante da saúde do baixo Parnaíba que se todos os prefeitos que passaram depois de Pontes tivessem cuidado do nosso patrimônio, digo: ampliado, feito mais convênios, o HAPA hoje seria motivo de orgulho até para projetar políticos iniciantes que não conheceram a história  desse bravo Guerreiro Chamado Antonio Pontes de Aguiar, Pai de Dr. Leví Pontes de Aguiar hoje Deputado Estadual eleito embora com dificuldades, mais que teve a coragem de brigar, de mostrar o descaso que acontecia no maranhão, e de se candidatar ao lado de um jovem chamado Flávio Dino pregando a oposição ao grupo que projetou seu próprio pai. Acho que a juventude teria que ler mais a história desse político PONTES DE AGUIAR não só dele, mais do também político, e médico do HAPA Dr. Manoel Sebastião Pinheiro seu maior adversário Político da época. E que hoje o seu filho o Jornalista ALEXANDRE PINHEIRO, é amigo e correligionário político de Dr. Leví Pontes hoje DEPUTADO, eleito pela oposição ao Grupo Sarney. Tenho certeza absoluta, que os dois digo: Antonio Pontes, Dr. Sebastião Pinheiro, 2 ex-deputados estaduais atuantes e honestos, estão felizes, e comemorando a educação que deram aos seus filhos LEVÍ PONTES, E ALEXANDRE PINHEIRO pra quem conhece esta história é mesmo bonito a democracia quando ela é bem praticada.
PARABÉNS ANTÔNIO PONTES DE AGUIAR,
PARABÉNS DR. LEVÍ PONTES DE AGUIAR
PARABÉNS DR. MANOEL SEBASTIÃO PINHEIRO,
PARABÉNS ALEXANDRE CUNHA PINHEIRO
Que o progresso de Chapadinha retorne, e que o Dr. Leví Pontes, o legítimo representante de Chapadinha, filho da Chapada das Mulatas. não se empolgue, e saiba construir junto com Alexandre Pinheiro, uma nova liderança política. Com verdade,  ação e sorte.
Eu, particularmente, já me sinto feliz aqui em Manaus, e escrevendo um pouco da longa história desses fenômenos de Chapadinha minha terra natal PARABÉNS CHAPADINHA A DEMOCRACIA VENCEU


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário