quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SÃO LUIS DO MARANHÃO PREPARA DESDE JÁ, SUA FESTA DE QUATRO CENTENÁRIO



Ruas e avenidas da capital estão sendo recuperadas (A.BAETA/OIMP/D.A PRESS)
Ruas e avenidas da capital estão sendo recuperadas
 
A exatos 12 meses de completar o seu quarto centenário, a capital maranhense vivencia um período de grandes obras estruturais que visam garantir conforto e melhor qualidade de vida à população ludovicense. São intervenções em andamento, nas áreas de saneamento básico, educação e saúde que serão executadas ao longo dos próximos meses para assegurar que os cidadãos sejam presenteados em 2012 com uma cidade que faz jus ao título de patrimônio que ostenta.

Dentre os projetos de maior amplitude destacam-se a drenagem e urbanização dos canais do Coroado, Mercado Central/Portinho, Tropical Shopping/O Imparcial, rio Gangan, no Turu, Cohatrac/Cohab e Avenida Cônego Tavares, no Anil. No caso do Canal do Coroado - que terá 354,2 metros de extensão com dois metros de altura e seis metros de largura – mais de 15 mil moradores de bairros adjacentes como Filipinho e João Paulo devem ser beneficiados com as obras, que prometem findar os transtornos advindos, sobretudo, com a estação chuvosa.

“Os alagamentos ocorrem porque não há condições de escoamento das águas, haja vista que o canal chegava somente até uma rua do bairro. Com a obra, a água da chuva poderá escoar até o Rio das Bicas, realizando seu curso natural, solucionando, assim, o problema crônico de drenagem que existe há 30 anos”, ressaltou o engenheiro técnico da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), Paulo Lima.

À exemplo do Canal do Caratatiua, após a conclusão dos trabalhos de drenagem, uma praça será construída dando um ar revitalizado a área que por muito tempo abrigou lixo e lama.“Estamos finalizando um projeto de urbanização do Canal do Coroado que consiste na edificação de uma praça com equipamentos que irão promover ações de cultura, lazer e esportes à população. Em seguida, vamos encaminhá-lo ao Ministério das Cidades, por meio do programa Praça dos Esportes e da Cultura (PEC)”, destacou o secretário municipal de Projetos Especiais, Francisco Barros.

Outra etapa do projeto é a ampliação do Canal do Rio das Bicas, parte integrante do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, também realizado sob a supervisão da Sempe. Segundo Francisco Barros, a obra do Canal do Rio das Bicas irá proporcionar aos moradores uma vida mais digna e saudável, minimizando, assim, o risco de contaminação e transmissão de doenças decorrentes do acúmulo de água em setores urbanos após o eventual transbordamento do rio.

É nessa mesma perspectiva que a população aguarda a conclusão das obras de drenagem profunda da área no entorno do Mercado Central, bem como a colocação de galerias e redes hidráulicas que conduzirão a água pluvial até o Canal do Portinho, que possui 215 metros de extensão. Os serviços, orçados em R$ 6,1 milhões são essenciais para solucionar os constantes alagamentos que prejudicam moradores, comerciantes, motoristas e pedestres.

“Priorizamos as obras em vários canais que estavam abandonados, oferecendo riscos à saúde da população e que não tinham capacidade de conduzir as águas da chuva. Investimentos estão sendo feitos em drenagem e saneamento. Depois de concluídas as obras, São Luís ficará bem melhor e pronta para comemorar os 400 anos de existência”, reiterou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas.

Nova malha viária

Além das obras nos canais, a Prefeitura de São Luís também lançou em junho deste ano, o projeto de revitalização do pavimento das principais vias da cidade com microrrevestimento asfáltico. No primeiro momento, o Plano Macro de Revitalização das Avenidas da capital prevê as intervenções na Avenida Daniel de La Touche, Litorânea e Jerônimo de Albuquerque.

Ao todo, 144,8 km de vias serão recuperados com recursos municipais. A iniciativa que vai beneficiar um total de 25 avenidas contempla a recuperação da drenagem superficial com melhorias de meio-fio e sarjeta; implantação de drenagem profunda em pontos de alagamento das vias; microrrevestimento com polímero (empregado em alta escala em rodovias federais) e sinalização horizontal e vertical.

Programa do leite

Para complementar as ações de melhoria da qualidade de vida da população ludovicense, o Programa Leite na Escola tem beneficiado (desde julho) mais de 100 mil alunos da Educação Infantil e Fundamental, da rede municipal de ensino que frequentam regularmente as aulas. O objetivo do programa é reduzir os índices de evasão escolar e contribuir para uma alimentação nutritiva e saudável.

“O leite que nós distribuímos é especial e não se encontra em supermercado devido aos seus mais de dez nutrientes, além de mais de 13 vitaminas, que ajudam a fortalecer a criança e também a combater a desnutrição”, revelou a titular da Secretaria Municipal de Educação, Sueli Tonial.

A distribuição do leite em pó integral será dividida por núcleos, beneficiando alunos das escolas municipais localizadas nas regiões urbana e rural de São Luís, num total de 89.112 estudantes da Rede de Ensino. Serão sete núcleos educacionais, sendo seis localizados na região urbana e um núcleo na Zona Rural da capital, compreendendo um total de 91 escolas e 58 anexos, além das 129 creches conveniadas à Prefeitura de São Luís, o que totalizará 104 mil estudantes beneficiados.

Cidadania para Todos

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade, a Prefeitura de São Luís lançou o Programa Cidadania Para Todos, com mesas de diálogo entre as secretarias municipais e lideranças comunitárias propondo discussões acerca das ações do governo municipal e a participação da população em cada comunidade da capital maranhense. O programa que percorrerá os bairros de São Luís desenvolve, ainda, ações culturais, esportivas, lúdicas, recreativas, expositivas, além de serviços de saúde, de capacitação e de cuidados com a beleza.

Publicação: 07/09/2011 10:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário