sábado, 5 de setembro de 2015

EU SOU MARANHENSE E NÃO SABIA DISSO. MAIS É BEM VINDO O EXCLARESCIMENTO POIS FAZ SENTIDO

Cohama, Cohab, Cohafuma... o que significa o nome dos bairros?

Os bairros de São Luís também carregam consigo a origem da formação de seus conjuntos habitacionais na sigla, mas nem todo mundo sabe o porquê dos nomes

A ORIGEM
03/09/2015 - 12h19
Da Redação
Conjuntos habitacionais em São Luís
Além de contar com as lendas e histórias sobre a ocupação dos franceses, portugueses e holandeses, os bairros de São Luís também carregam consigo a origem da formação de seus conjuntos habitacionais, aqueles que começam com “COHA”, mas nem todo mundo sabe por quê. Vamos entender?
Cohafuma
É o Cooperativa Habitacional dos Funcionários da Universidade Federal do Maranhão. Na sigla, Cohafuma. Suas ruas são batizadas com os nomes dos cursos que a universidade oferece, como Rua da Medicina, Rua da Farmácia, Avenida das Comunicações. O bairro foi criado quando os funcionários da Universidade criaram a sua cooperativa para financiar a moradia própria. Ele fica localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, entre o Vinhais e o retorno do Calhau.
Cohatrac
Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press.
Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press
Av. Contorno Leste Oeste, Cohatrac
Cohatrac surgiu da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores do Comércio e logo em seguida veio um segundo conjunto, Cohatrac II, também iniciativa do sistema da mesma cooperativa. O bairro deixou de ser um recanto dos comerciários e passou a ser um conjunto de comerciantes logo após a iniciativa de uma construtora em instalar imóveis na área para depois vendê-los.
Cohab
Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press.
Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press
Rotatória da Cohab
Quer dizer Cooperativa Habitacional Brasileira. Outro bairro que também era parte de um projeto de conjunto urbano. Idealizado pela extinta Companhia de Habitação Popular do Maranhão (COHAB) e, posteriormente, financiado pelo extinto Banco Nacional de Habitação (BNH). O conjunto era destinado aos moradores de baixa renda, tendo como alguns de seus arrendatários, pessoas que moravam em palafitas nos bairros do Caratatiua e também na Alemanha, que sofriam com constantes incêndios criminosos. Posteriormente o bairro veio a se transformar no conglomerado urbano Cohab-Anil, com os conjuntos Cohab Anil I, II, II e IV.
Cohama
Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press.
Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press
Av. Daniel de La Touche, Cohama
Tendo como principal logradouro, a Avenida Daniel de La Touché, o bairro da Cohama cuja sigla nasceu de Cooperativa Habitacional do Maranhão é conhecido por ser um bairro de classe média alta devido às belas casas e presença de pessoas com considerado poder aquisitivo. É um bairro bastante conhecido e possui um terminal de Integração, lanchonetes, supermercados e acesso rápido as praias.
Cohaserma
O bairro Cohaserma, por sua vez, veio do financiamento da Cooperativa Habitacional dos Servidores do Estado do Maranhão, localizando-se entre o Parque Atenas e a Cohama.
Ipase
Dividido em Ipase e Ipase de Baixo, é um conjunto habitacional formado predominantemente por casas de classe média. Ele surgiu de um financiamento voltado para servidores federais. O bairro ganhou o nome de Ipase por causa do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado, órgão que era ligado ao governo federal.
Ipem São Cristóvão
O nome surgiu do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário