sábado, 7 de maio de 2011

DIRETORA DO HAPA FALA SOBRE DIFICULDADES, E PEDE SOLUÇÃO IMEDIATA DOS GOVERNOS.

Josinete Rodrigues - diretora do HAPA

Mantido pelo município a instituição médica é responsável pelo atendimento de centenas de pacientes de Chapadinha e adjacências, diariamente.

Essa semana o jornalista Antenor Ferreira (Blog Interligado) foi contactado pela atual diretora da unidade, Josinete Rodrigues, a qual se dispôs a fornecer informações sobre os problemas enfrentados no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar-HAPA e as soluções encontradas até agora para alguns problemas.

Josi, como prefere ser chamada, destacou que o HAPA trabalha hoje realizando cirurgias e atendimentos de alta e média complexidade nas mais diversas áreas medicas, como proctologia, urologia, cirurgia geral e ortopedia, entre outras, além de cirurgias de urgência e emergência.

Josi afirma que desde que ficou responsável pela direção do HAPA, fato ocorrido no inicio de janeiro desse ano, a unidade já realizou 357 procedimentos cirúrgicos, obtendo elevados números nas especialidades de colecistectomia (80 procedimentos), hernioplastia (27 procedimentos), dentre outras, assim como vários procedimentos ortopédicos.

Para a diretora do HAPA esses números mostram os esforços que estão sendo feitos para melhorar a saúde no município, citando como exemplo a futura realização de cirurgias de vesícula, através de videolaparoscopia, com o cirurgião Dr. Carlos Alberto. “As pessoas que necessitarem passar por esse procedimento cirúrgico devem procurar a Central de Marcação de Consultas e Exames do município, CEMARC, para obter informações sobre o agendamento com a responsável pelo setor, Wanda Nascimento”. Informou Josinete Rodrigues.

Superlotação nos corredores do HAPA


Josi destacou que apesar de todas as dificuldades encontradas na saúde do município, ela tem buscado melhorar significativamente a qualidade dos serviços prestados no Hospital Antonio Pontes de Aguiar, que convive com a sobrecarga de pessoas de toda a microrregião, compreendida pela unidade.

Perguntada sobre a estrutura do hospital, a diretora da unidade respondeu que já foi executada uma reforma na pintura e algumas instalações danificadas. A inauguração dos anexos que foram construídos para ampliar a capacidade de atendimento da unidade deverá acontecer em breve, segundo ela.

Apesar disso, Josi destaca que ainda há muitas deficiências, principalmente no âmbito da segurança, problema que a levou a solicitar ajuda da Guarda Municipal e Polícia Militar. No entanto, ainda não houve uma resposta significativa. Segundo a diretora é necessário que haja a presença continua desses profissionais, visando intimidar a ação de vândalos. Como medida pareativa está sendo providenciado a recuperação e colocação de novos portões internos.

Sobre as denúncias que assolam a unidade, inclusive os casos de pessoas que tiveram atendimento prejudicado por conta da falta de soro, gesso, roupas médicas e outros artigos básicos, a diretora da unidade mencionou que já foram tomadas providências e que os fatos ocorreram em virtude da insuficiência de abastecimento, haja vista que a licitação existente para compra dos materiais já não atendia as necessidades.

O aumento de 30% na quantidade de produtos adquiridos, foram segundo Josinete, a solução para esses problemas.Por fim a diretora do HAPA mencionou que o município de Chapadinha dispõe de 05 ambulâncias para atender a população, sendo que desse total, duas encontram-se em manutenção.

Apesar dos esforços e respectivos avanços informados a nossa reportagem, é notável que ainda há muito o que fazer para que o HAPA possa absorver toda sua demanda, sem mencionar na necessidade descongestionamento de seus corredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário