terça-feira, 24 de maio de 2011

MP no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes. E O MARANHÃO SE DESTACA SAINDO NA FRENTE LUTANDO EM DEFESA DESTA CAUSA PARABENS MARANHENSES

No último dia 18, em São Luis, houve o lançamento da campanha Violência Sexual Dê um Basta. No interior do estado várias promotorias de Justiça aderiram a campanha, com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população, sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, além de estimular à comunidade a denunciar os casos ao Conselho Tutelar e a promotoria de Justiça, ou ligar para o Disque 100.

Santa Inês

Cerca de quatro mil pessoas entre alunos e comunidade percorreram a Rua do Comércio até a Praça da Matriz na cidade de Santa Inês. As passeatas tiveram as participações das promotoras Rosanna Conceição Gonçalves e Araceles Lima Ribeiro e também das juízas Larissa Rodrigues Tupinambá Castro e Kariny Pereira Reis.

Durante o percurso da passeata houve leitura de mensagens, discursos, músicas e 'apitaços'. O Ministério Público avalia como de grande repercussão o evento que já acontece há alguns anos em Santa Inês e sempre ganha mais adeptos, disse a promotora Rosanna Conceição.

Morros e Icatu

Os termos das comarcas de Morros e Icatu também, por meio da promotoria de Justiça, realizaram passeatas a favor das campanhas de enfrentamento à violências sexual contra crianças e adolescentes.

O Ministério Público representado pelo promotor Raimundo Nonato Leite Filho, enfatizou na ocasião a importância da união entre pais, educadores, conselhos tutelares, poder Judiciário e MP no combate a violência sexual contra crianças e jovens. O promotor também aproveitou a oportunidade para cobrar da administração pública mais empenho na implementação e efetivação das políticas sociais requeridas pelo MP em recomendação nº 001/2010, expedidas a todos os gestores públicos dos municípios em questão.

Buriti

O município de Buriti também realizou passeata no dia 18 de maio, marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. Na organização estava a frente a Promotoria de Justiça da Comarca de Buriti em parceria com a prefeitura, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.

Segundo a promotora de Justiça Klycia Luiza Castro de Menezes, a saída aconteceu às 07:00 horas, em frente à Secretaria Municipal de Educação de Buriti, com a participação de centenas de crianças e adolescentes, que traziam consigo faixas e cartazes. Ao final da passeata, foram realizadas palestras pela promotora de Justiça, pela secretário Municipal de Educação, José Romildo de Queiroz Ataíde Júnior, e pela psicóloga do CREAS.

Houve também a participação do delegado de Polícia Civil, do comandante do destacamento da Polícia Militar, de vereadores, diretores de Escola, professores, assistentes sociais, agentes comunitários de Saúde e pastores de igrejas evangélicas. Durante o evento, além de cantarem o Hino Nacional e o Hino Municipal acompanhados pela banda marcial do Município, também houve apresentação de paródias sobre o tema, além da apresentação de grupo de capoeira e do grupo de forró pé de serra.

Alto Parnaíba

Promovida pelo Ministério Público, secretaria de Educação, Conselho Tutelar e o poder Executivo, a caminhada alusiva a data 18 de maio, buscou a conscientização da comunidade como forma de prevenção.

No final da caminhada, houve o pronunciamento das autoridades locais, entre elas, o do promotor de Justiça, Silvio Mendonça Ribeiro Filho, que fez em seu discurso esclarecimentos à população, das formas mais comuns de pedofilia e quais as medidas para combatê-la.

O promotor também orientou aos presentes para denunciarem qualquer fato que atente contra os direitos da criança e do adolescente ao Conselho Tutelar, o Ministério Público, a Polícia Militar ou Civil ou ligando para o Disque 100.

Tasso Fragoso

A caminhada em Tasso Fragoso foi realizada no dia 19 de maio, com a participação do Ministério Público, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e o Prefeitura Municipal.

Ao final, o promotor de Justiça esclareceu aos pais os cuidados para não deixarem seus filhos serem aliciados para a prostituição, e como e onde comunicar a prática de algum ato de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Quando o momento é para ser criticado, claro que as críticas virão agora quando o momento é de se fazer homenagem, é lógico que devemos fazer com muito orgulho. E estas cidades do interior do Maranhão, deram uma arrancada, em defesa deste crime vergonhoso para o mundo inteiro. Aquí em Manaus, não é diferente, acontece as mesmas coisas e pior, com gente de classe média alta, que compram tudo, e a sociedade não pode fazer nada,  nada,  por viver omissa ao sistema. PARABENS À ESTAS CIDADES MARANHENSES QUE ADERIRAM À ESTA LUTA.  

Publicação: 23/05/2011 15:29 Atualização: 23/05/2011 16:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário